WhatsApp Image 2020-02-17 at 12.38.22 (3

Escola São Rafael

Desde os primeiros passos com o acolhimento dos meninos, constatava-se a necessidade de oferecer ensino escolar. E assim aconteceu. Precariamente em uma pequena sala, professoras davam aulas e na medida em que ensinavam, também aprendiam com os meninos. Transcorreram-se três anos e essa experiência escolar recebeu o nome de Escolinha São Rafael, que continuou no novo terreno adquirido através de doação. 

  

A partir do reconhecimento oficial pelo Ministério da Educação em 1997, passou a ser chamada de Escola São Rafael oferecendo ensino do Pré-I da Educação Infantil até o 5º Ano do Ensino Fundamental.

 

Atualmente é um projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Guarabira, que além de apoio pedagógico e financeiro, coloca a disposição sete professoras e uma auxiliar de serviços somadas a outras quatro professoras contratadas pela AMECC.

 

Contemplada com o Programa Mais Educação que funciona no horário oposto as aulas, dispomos das seguintes modalidades: letramento, matemática, informática, horta e futsal, juntamente com o reforço intensivo para a turma do 5º Ano. Além de contar com estas oficinas a

Escola São Rafael dispõe de aula de música e capoeira.

Ao longo dos anos, a gestão da Escola São Rafael em conjunto com as professoras vem buscando soluções que sejam mais interessantes e viáveis para que os alunos tenham maior interesse e participação nos conteúdos abordados. Existem as grades curriculares com os conteúdos adequados a cada série, mas acabam limitando o fazer do professor quanto à elaboração de uma temática onde os alunos possam ter uma aprendizagem mais rica.

 

Porém o professor criativamente planeja e reorganiza os conteúdos de acordo com o centro de interesse da turma, de forma interdisciplinar, buscando uma fusão desses conteúdos. Esta metodologia de trabalho (com projetos) tem o objetivo de proporcionar um ambiente favorável ao saber. Uma vez que são escolhidos temas da atualidade para que se tornem mais interessantes,  a aprendizagem torna-se mais praserosa.

Projeto Político Pedagógico Escola São Rafael
AMECC (logo)