top of page
Design sem nome (1).png

SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS

OBJETIVO

As atividades socioeducativas têm como objetivo proporcionar espaços de referência e garantia de segurança de acolhida e de convívio familiar e comunitário, bem como instigar o desenvolvimento de habilidades, potencialidades, aptidões, bem como oportunizar uma formação cidadã, de caráter preventivo e proativo, pautado na garantia e defesa de direitos.

 

METODOLOGIA UTILIZADA

A modalidade Socioeducativa tem como objetivo mostrar a importância das atividades para a vida de cada criança e adolescente atendido, fazendo com que diariamente se tornem cidadãos conscientes do seu papel na sociedade, aumentando sua autoestima e os tornando pessoas longe da criminalidade. Trabalha-se constantemente a construção das relações humanas, com o intuito de dar um novo sentido nas relações consigo, com o outro e com a comunidade. Busca-se a promoção dos direitos, a melhoria da convivência comunitária, respeito às adversidades, disciplina, ampliando as possibilidades de expressão, criatividade e imaginação, através de valores como ética, respeito mútuo, solidariedade, sentimento de pertença, do prazer em estar no ambiente de sociabilização, afetividade, sensibilidade, ampliação de vocabulário; aprendizagem musical, formação de hábitos de higiene e cuidados com o corpo, ensinamentos essenciais para que possam lutar por uma vida com dignidade.

A equipe (coordenador, orientadores sociais, educadores sociais, psicólogo e assistente social), exercer o papel de verificar as demandas, planejar e monitorar as ações, apontando sempre o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e a qualidade do serviço ofertado.

A parceria com a família também foi uma meta traçada, tendo como intuito, juntos, de forma simultânea, oportunizar mais segurança na aprendizagem para o exercício da cidadania, ou seja, crianças e adolescentes capazes de encarar a complexidade de situações que surgirão na sociedade sendo protagonista direto de sua história.

A AMECC também oferta nesta modalidade 5 refeições diária (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde e janta), bem como cuidados na área da saúde, orientação psicológica e acompanhamento socioassistencial. Vinculando as atividades de reforço escolar, capoeira, futsal, informática, música e tae-kwon-do, que acontecem em espaço adequado para cada atividade.

DIA/HORA/PERIODICIDADE

De segunda à sexta, das 07h às 12h, das 13h às 17h, exceto aos feriados.

PÚBLICO ALVO

Crianças e adolescentes de 6 a 14 de anos de idade, oriundas da cidade de Guarabira, que vivem em vulnerabilidade social e advém de lares com renda inferior a um salário mínimo proveniente do Programa do Governo Federal “Bolsa Família”.

bottom of page